quinta-feira, 2 de março de 2017

Cuidado com a televisão

Estes dias fui a casa, a casa onde estão os meus. Fui de fugida ver alguma família, alguns amigos, recuperar segundos das vidas que vão seguindo o seu curso na minha ausência.

Estava à mesa, a televisão estava ligada como está sempre, nem lhe prestamos atenção, é como se fosse um qualquer outro ruído de fundo, estava a dar as notícias. As notícias na televisão tendem a mostrar muita desgraça, muita dor e conteúdos impróprios para crianças. Uma das 'minhas' meninas comia a meu lado e eu dizia-lhe para comer tudo, pergunto se queria mais água, se queria que cortasse a carne muito embora ela já seja uma menina crescida e que sabe usar os talheres. Nas notícias falam de um caso dramático que se tinha passado com duas crianças em rodapé dizia "criança de 12 anos violou menino de 11"...Eu ignorei mas de repente surge a pergunta de uma maneira envergonhada: "Olha, o que quer dizer violou?" Eu engoli em seco...como é que um gajo se safa de uma pergunta destas? Ora, pensei rápido...

"Sabes...ainda és muito nova para perceberes essa palavra mas o que aconteceu, e para tu perceberes bem o que se passou, um menino magoou muito outro menino, fez-lhe muito mal. Percebes? Não foi só no corpo dele, foi também fazer com que ele ficasse muito triste mesmo, entendes? Fez-lhe mal e fez o outro menino ficar muito triste..."

Responde-me: "Ahh está bem..." Não totalmente convencida mas percebendo que era uma coisa má. Os meus pais nem sabiam o que dizer mas como ela ficou satisfeita (aparentemente) com a resposta passaram à frente e esperaram que ela acabasse de comer calmamente. Mudei de canal.

Caraças, é preciso ter imenso cuidado com a televisão mesmo à hora de almoço...

18 comentários:

  1. Prepara-te... Vai piorar cada vez mais. :) Mas elogio a tua capacidade de explicar de uma maneira tão suave e que não deixa de ser verdadeira! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fez algumas bem curiosas há uns anos (porque é azul o céu, verde a relva e quem mete o leite nas tetas da vaca) mas eu tento explicar de forma a que perceba e fique convencida com a explicação ;)

      Eliminar
    2. Nunca te perguntou como se fazem os bebes? XD A mim já... Não é bonito :P

      Eliminar
    3. Não sei se já perguntou aos pais, possivelmente :P O que respondeste?

      Eliminar
    4. Respondi que o pai colocava um semente na mãe... e depois nascia um bebe. Graças a Deus não me perguntou cm lolol Senão dizia que era a cegonha! :P

      Eliminar
    5. Um clássico, a semente :P

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. tens jeitinho para papá, já pensaste nisso? :P

    ResponderEliminar
  3. é verdade que hj em dia ja nao fazem atençao a nada.. toca a dar noticias sejam elas ou nao proprias para as horas...

    mas deixa que te diga se te safas-te as mil maravilhas.. parabens!!
    (epa se deixares vou apontar essa nas recordaçoes para qdo precisar, que os sobrinhos e afilhados sao lixados com perguntas!!)
    bjos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, muito obrigado :P Acho que não me safei mal de todo lol

      beijos ;)

      Eliminar
  4. PM, percebo a tua / vossa dificuldade, pelo embaraço.
    Mas repara: não pretendemos também da televisão que nos informe e não sabemos que muitas das notícias são más? E o termo violação deveria ser omitido ou a notícia não devia passar a essa hora pelo facto de falar em violação?

    Desde que usemos com as crianças uma linguagem simples e que não recusemos responder, é pacífico.

    A minha neta, que vai fazer cinco anos, vai ter um irmão.
    Tem dito sempre sementinha, mas desde que sabe que é um rapaz já diz "o bebé" ou "o menino".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, por isso mesmo escrevi no título cuidado com a televisão e ninguém deve colocar na televisão o ónus da educação de uma criança.

      Eu tentei explicar de uma maneira simples de modo a que ela perceba o que se passou e não ache que a ignoram. Ela é mais velha que a tua neta e gosta de perceber as coisas e lê bastante por isso há sempre perguntas.
      Imagino que estejas contente com o pequeno que aí vem :)

      Eliminar
  5. Respondeste bem! E concordo contigo que a televisão é abominável pata muitos de nós ... cuidado mesmo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) Por acaso consegui encontrar palavras que ela entendesse adequadas à situação.

      Eliminar
  6. Vejo amor no post.
    Mas não fugindo à verdadeira questão, acho que deste uma resposta adequada e convincente.

    ResponderEliminar