segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Ansiedade

A ansiedade é uma coisa tramada. Por vezes tira-me o sono, faz-me suar, faz aparecer tiques nervosos e tolda-me o discernimento. 

A ansiedade faz-me sofrer por antecipação. Quer seja por algo bom ou mau,  a ansiedade aparece e por vezes quase me estraga o momento. 

A semana que passou foi tensa. Já tinha marcado aquela consulta há cerca de um mês após ter a certeza de que aquilo que eu tinha encontrado em mim não era realmente suposto ali estar. Do tamanho de um grão de arroz, aquele pequeno caroço deixou-me alerta. Uma rápida pesquisa na net dizia-me que podia não ser nada como podia ser cancro e que era especialmente perigoso em homens na minha faixa etária. Foda-se...foi o que eu pensei. No tempo que mediou a marcação da consulta e a consulta propriamente dita passou-me tudo pela cabeça. Pensei em todos os cenários, pensei em como é que ia contar à família e se ia contar de todo, despedia-me das pessoas, pensava no que fazer antes de um pretenso fim. Não contei nada a ninguém, aguardei com a serenidade possível o dia da consulta. Antes de entrar em pânico havia que falar com um especialista e por isso era melhor não estar já com grandes filmes...mas não consigo evitar, obviamente que eu pensava que podia ser algo muito sério.

Chego à consulta, peço para falar Inglês porque naquele estado não me conseguia expressar convenientemente em Francês, o médico (o tipo, gajo porreiro, devia ser pouco mais velho que eu) agradece porque também não se desenrasca bem em Francês, explico-me e ele leva-me logo para fazer uma ecografia.

Após uns segundos de análise e de mexer nuns botões diz-me algo como "Fizeste muito bem em vir cá para ter a certeza mas tasse bem, isto não é nada de grave e desde que não tenhas dores ou outros sintomas não tens de fazer nada." Nessa altura eu só pensava "Foda-se que alívio pah...caralho, ainda bem, daaaaaasse."

reddit animated GIF

Saí de lá a respirar de alívio e a relativizar uma série de coisas que afinal, na vida, não têm assim tanta importância. Não vale a pena sofrer por antecipação, eu não consigo evitar, mas não vale a pena.

Raio da ansiedade...o que vale é mesmo sentindo ansiedade em muitas situações da vida ela nunca me levou a ficar mal em certas e determinadas situações :P




12 comentários:

  1. Ainda bem ... livra, ganda peso que tiraste de cima de ti...
    A vida é curta, não vale a pena sofrer por antecipação, o melhor mesmo é relativizar os problemas, tudo tem solução... menos a morte.

    Beijinhooooo
    E que tudo te corra bem....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita, eu sabia que podia não ser nada ou podia ser algo complicado, ainda bem que foi a primeira hipótese. Incrível como em 2 minutos nos aliviam a cabeça e o coração :P

      Eu acrescentaria uma outra coisa que não tem solução: os impostos!

      Beijos e obrigado :D

      Eliminar
  2. Ainda bem que foi apenas um susto, imagino o aperto que tiveste durante a espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, foi um susto, andar nervoso uns tempos mas afinal está tudo normal, ufa :P

      Eliminar
  3. Carpe Diem :))
    Um dia de cada vez, um problema de cada vez :)
    Ainda bem que não era nada :))
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é por aí. Eu gosto muito de uma expressão inglesa que diz basicamente o mesmo "We'll cross that bridge when we get there!" :D

      Beijos

      Eliminar
  4. O nosso corpo cria esse estado.... e é tão bom quando passa ... quando a noticia não é má é que achamos que foi uma estupidez ... :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade mas até saber que realmente não é coisa para preocupar engole-se em seco umas quantas vezes... ;)

      Eliminar
  5. Fico feliz que tenha corrido tudo pelo melhor.

    ResponderEliminar