sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ainda a propósito do vazio...

Há uns anos atrás escrevi um texto sobre o 'Vazio' sobre o qual também escrevi um post há tempos. 
Já nem me lembrava desse texto mas o incrível é que continua actual. Há coisas que é complicado mudar...

Há coisas cíclicas na minha vida. 

Aqui fica:



"Há alturas em que estamos bem, a vida é bela, as coisas correm bem e até gostávamos de ter alguém para partilhar essa boa onda. Se não houver ninguém também não há grande crise porque a moral está em alta e a coisa passa num instante e a boa onda prevalece.


Noutras alturas é que a coisa se complica. A vida começa a correr mal, o mundo parece que está contra nós, temos vontade de fugir e desaparecer. Não há ninguém para nos dar conforto, para nos dar aquele apoio e carinho que os amigos não podem dar. Aí as coisas podem ser duras, muito complicadas de aguentar…Mas que fazer?! Bem, aguentar e seguir em frente porque ficar de braços cruzados a chorar e com pena de nós próprios não resolve nada.


Claro que é fácil falar, ou escrever neste caso, mas a realidade custa bem mais do que isso. Há alturas em que me sinto um verdadeiro farrapo humano, completamente desorientado sem saber o que fazer, o que pensar, o que dizer. E sem poder desabafar com ninguém. É duro, é complicado, mas eu habituei-me.


O vazio está lá. Muito provavelmente à espera de ser preenchido mas sem grande esperança nisso. A esperança pode ser a última a morrer como se diz, mas até essa morre e neste momento está moribunda.


O vazio de sentimentos, emoções, de paixões, da adrenalina que a ansiedade de estar com aquela pessoa especial que sente o mesmo, torna uma pessoa amarga e faz com que se feche numa fortaleza à prova de sentimentos.


A dor da rejeição, da indiferença e o vazio fazem com que me feche numa carapaça que me vai protegendo de desilusões e sofrimento desnecessário. O facto de ter as minhas defesas bem activas não quer dizer que esteja imune ao mundo exterior, muito pelo contrário. Mas parece que o mundo exterior não está lá muito aberto para mim. "

11 comentários:

  1. Pois..essa è a nossa percepção..porque na realidade somos nós que estamos fechados....
    Eu já chegeui aí.....mas não sei como mudar isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, eu também já pensei que era por aí mas sinceramente acho que a maior parte das vezes não é tanto problema eu.

      Eu nunca me fechei ao exterior, pelo menos deliberadamente. Sempre estive receptivo ao mundo. Se calhar tenho a percepção errada ou demonstro mal. Talvez...

      Eliminar
  2. Hoje não é um bom dia para comentar este texto... estou um pouco vazia, tal e qual como tu defines...
    Não sei se o mal estará em nós... ou se pura e simplesmente o mundo desistiu de nos ajudar...
    Beijos por aqui e força!

    ResponderEliminar
  3. Pois, às vezes apetece-me olhar para o meu próprio umbigo e achar que o mal não está todo em mim. Não sou só eu que estou mal.

    ResponderEliminar
  4. E porque é que o mundo exterior não há-de estar aberto para ti?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa pergunta. Faço-a muitas vezes mas resposta ainda não encontrei. Mas que às vezes parece mesmo fechado, parece...

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Eu acho que isto me passa, mas as nuvens negras andam de novo a pairar.

      Eliminar
    2. Se tens nuvens aproveita a vantagem, não fazes praia mas podes fazer uma bela caminhada, um passeio de bicicleta ou outra actividade qualquer que não farias se estivesses um sol a brilhar...
      :)

      Eliminar
  6. Como te compreendo.
    O meu blog está a fazer um ano e andei a ler os posts do inicio.. dei conta que nada mudou... o vazio e os ciclos viciosos mantêm-se. O mais complicado é não saber o que fazer para mudar tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, concordo plenamente. Parece que existem coisas que teimam em não ir embora e a nossa vida aprece que fica encalhada de certo modo.

      Eliminar